Carolina Mika Oyama, jovem de Itapetininga (SP), garantiu uma vaga no curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) após conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além disso, ela recebeu uma proposta da Minerva Schools at KGI, universidade localizada em São Francisco, nos Estados Unidos. A Unesp, este ano, ofereceu vagas adicionais para participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento, permitindo a entrada de estudantes sem a necessidade de passar pelo vestibular.
Com uma nota de 9,4, Carolina foi uma das selecionadas para aproveitar as vagas olímpicas, que foram distribuídas em áreas como Biológicas, Exatas e Humanas. A jovem, que iniciou sua trajetória nas olimpíadas ainda no 6º ano do ensino fundamental, é um exemplo do impacto positivo dessas competições científicas, que incentivam o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida acadêmica e profissional. Durante sua trajetória, ela participou de várias olimpíadas e destacou-se pelo gosto pela aprendizagem e pela exploração de novos conhecimentos.
O professor Valter Júnior, responsável por incentivar Carolina e outros alunos a participarem de olimpíadas, enfatizou a importância dessas iniciativas na formação dos jovens. Ele destacou como as olimpíadas despertam o interesse pela ciência e tecnologia, além de proporcionar uma aprendizagem ativa, conectando teoria e prática. Para o diretor da escola, Joe Andrew, os resultados de Carolina refletem o esforço coletivo e mostram como a participação em olimpíadas pode transformar vidas e abrir portas para o futuro acadêmico e profissional dos alunos.