O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (3) em Luanda, Angola, uma nova ajuda humanitária de mais de 1 bilhão de dólares para enfrentar a insegurança alimentar e outras necessidades urgentes em diversos países africanos. A medida visa atender aos desafios impostos por secas históricas, fome e deslocamentos forçados de populações. A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) informou que os recursos serão destinados a 31 países do continente, com foco em refugiados e pessoas deslocadas.
O financiamento total inclui cerca de 823 milhões de dólares, que serão canalizados pela USAID, e aproximadamente 186 milhões de dólares, administrados pelo Departamento de Estado dos EUA. A África é o continente com a maior porcentagem de sua população sofrendo de fome, sendo afetada por uma série de fatores, como conflitos armados, mudanças climáticas extremas e desastres naturais, que agravam ainda mais a situação humanitária da região.
Embora os Estados Unidos já tenham destinado aproximadamente 6,6 bilhões de dólares em ajuda humanitária para a África Subsaariana em 2024, a USAID destacou a necessidade de mais fundos para atender às crescentes demandas da região. O governo americano reafirmou seu compromisso com os parceiros africanos e pediu a outros doadores internacionais que se unam ao esforço para mitigar a crise alimentar e humanitária em curso.