O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) formou, na manhã de quarta-feira, 11, mais 49 guarda-vidas civis para atuar nas cidades de Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras. Eles estarão à disposição durante a alta temporada de verão, que começa na próxima segunda-feira, 16. A cerimônia também marcou a formatura de 15 jovens do projeto Jovem Guarda-Vidas, que receberam capacitação para atuar preventivamente em situações de risco em ambientes aquáticos.
Todos os anos, o CBMSC realiza cursos para capacitar voluntários a trabalhar como guarda-vidas civis nas áreas litorâneas e em represas do estado. O curso inclui aulas teóricas e práticas, com temas como técnicas de salvamento aquático, recuperação de afogados e noções sobre o ambiente marinho, além de um intenso treinamento físico. As aulas práticas ocorreram nas praias de Itajaí e na piscina do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, enquanto as teóricas abordaram questões sobre legislação de tráfego marítimo e outras questões de segurança.
Atualmente, o estado conta com cerca de 1.800 guarda-vidas civis em formação, que atuarão em 411 postos durante a temporada, que vai até 9 de março. O projeto Jovem Guarda-Vidas também visa orientar os jovens sobre o uso seguro das praias e promover a convivência harmoniosa com o meio ambiente, contribuindo para uma sociedade mais segura e cidadã. A solenidade de formatura aconteceu na Praia Brava, com a presença de diversas autoridades locais.