A partir de sexta-feira (6), 177 escolas estaduais do Paraná começam a realizar audiências públicas sobre o Projeto Parceiro da Escola, que propõe a terceirização da gestão administrativa das instituições de ensino. O projeto envolve a transferência da administração de escolas e a contratação de empresas privadas para cuidar de serviços como limpeza e segurança. O modelo já está em funcionamento em dois colégios estaduais, em Curitiba e São José dos Pinhais.
Os interessados, incluindo professores, funcionários, responsáveis por estudantes menores de 18 anos e estudantes maiores de 18 anos, poderão votar em uma das duas opções: “sim”, aceito a implementação do programa, ou “não”, recuso a implementação. As votações acontecerão até segunda-feira (9), com horários específicos para cada dia, exceto no domingo (8). Para que a consulta seja considerada válida, é necessário que ao menos 50% mais um dos habilitados compareçam.
O quórum exigido para validar as consultas é de maioria absoluta, ou seja, mais da metade dos votantes habilitados precisa participar. As escolas de diversas regiões do estado, como Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, entre outras, estão entre as que participarão do processo. O projeto, que tem gerado debates, visa otimizar a gestão das unidades escolares, mas ainda carece de explicações sobre os impactos a longo prazo dessa mudança na administração pública da educação.