A Epagri concluiu a reforma da Unidade de Apoio ao Campo Experimental de Arroz Irrigado, localizada na Estação Experimental de Itajaí (EEI), com o objetivo de reparar danos causados pelo ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina em julho de 2023. O projeto teve um investimento de R$480 mil, provenientes do Governo do Estado, e contemplou melhorias na infraestrutura do local, como a substituição de telhas de fibrocimento por metálicas termoisolantes e a troca do madeiramento por estrutura metálica na área da varanda. Essas mudanças visam garantir maior segurança e durabilidade à unidade, além de proteger o patrimônio da Epagri.
Além da reforma da unidade, a Epagri também entregou quatro tratores transportadores, adquiridos com recursos próprios no valor de R$392 mil. Três desses tratores foram destinados à EEI e um ao Campo Experimental de Piscicultura de Itajaí (CEPIT). Os veículos serão utilizados para apoiar as atividades de campo relacionadas à pesquisa e experimentos nas áreas agrícolas e de piscicultura. Durante o evento, autoridades locais, incluindo o presidente da Epagri, destacaram a importância dessas melhorias para o avanço da pesquisa agrícola no estado.
A Estação Experimental de Itajaí é um polo de pesquisa e inovação no cultivo de arroz irrigado, essencial para a produtividade e qualidade da produção catarinense. Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil, e as tecnologias desenvolvidas na EEI têm sido determinantes para alcançar altos níveis de produtividade. Com a reforma, o espaço se torna ainda mais eficiente para apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento de cultivares e a disseminação de inovações tecnológicas para os produtores de arroz em todo o estado e além.