A Epagri, em parceria com a Estação Experimental de Itajaí, desenvolveu a alface SCS383 Giseli, uma variedade orgânica que se destaca por sua alta produtividade e resistência a doenças. O cultivar, que estará disponível no mercado brasileiro a partir de 2025, possui folhas com antocianina, pigmento natural com propriedades antioxidantes, o que confere à Giseli uma característica nutracêutica. A pesquisa iniciou em 2003 e, após 20 anos de seleções, a variedade foi testada e comprovada como superior a outros cultivares, tanto no aspecto agronômico quanto sensorial.
A Giseli foi testada em diferentes cenários, incluindo cultivos orgânicos no Litoral e no Vale do Itajaí, e se mostrou superior em características como resistência a pragas, peso, número de folhas e qualidade sensorial (sabor, aroma e aparência). A planta também se destacou em testes de avaliação sensorial, superando outras variedades comerciais em termos de paladar e aspecto visual. Além disso, a alface Giseli tem boa adaptação em diversas regiões do Brasil, sendo indicada para o cultivo entre março e outubro, com boa resistência ao míldio.
Apesar de a variedade ainda não estar disponível no mercado, a Epagri está se preparando para licitar a multiplicação e comercialização das sementes da alface Giseli, com o lançamento previsto para 2025. A expectativa é que o sucesso da Giseli seja similar ao da alface SCS374 Litorânea, que foi lançada em 2018 e rapidamente conquistou popularidade no mercado brasileiro. A alface Giseli promete atender à crescente demanda por produtos orgânicos com características nutricionais e sensoriais diferenciadas.