O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será reaplicado nos dias 10 e 11 de dezembro para os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou estavam doentes durante a aplicação regular. No primeiro dia da reaplicação, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília), com as provas iniciando às 13h30. Os participantes terão tempo até às 19h para concluir as questões de linguagens, redação e ciências humanas. Já no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática terão término às 18h30.
O Inep recebeu 10.219 pedidos de reaplicação para o Enem 2024, dos quais 1.023 foram aprovados. Durante a reaplicação, também ocorrerá a aplicação das provas para mais de 97 mil participantes privados de liberdade, com as provas sendo realizadas em 785 municípios, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. A faixa etária dos candidatos varia, com a maioria (46,2%) tendo entre 21 e 45 anos, seguida por jovens entre 18 e 30 anos (41,6%).
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e é fundamental para o acesso à educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Também é aceito em algumas instituições privadas e no exterior, em países de língua portuguesa. O exame ainda permite que estudantes que não concluíram o ensino médio participem como “treineiros” para avaliar seu desempenho antes de finalizar a educação básica.