A Enel Distribuição São Paulo informou que conseguiu restabelecer o fornecimento de energia elétrica para 97% dos clientes afetados pelas chuvas de sexta-feira (20), mas ainda trabalha para normalizar a situação de 18 mil unidades que seguem sem energia desde o evento. A companhia esclareceu que o número total de 55.836 clientes sem fornecimento de energia, registrado no seu site de monitoramento, inclui não apenas as interrupções causadas pela tempestade, mas também desligamentos programados para manutenção da rede e outros tipos de falhas no fornecimento.
De acordo com a distribuidora, as áreas mais impactadas pela tempestade foram as zonas Leste e Norte da cidade de São Paulo, além do município de Ribeirão Pires. Entre os bairros mais afetados estão Vila Prudente, Itaquera, São Mateus, Carrão, Brasilândia e Tremembé. A tempestade que atingiu a capital paulista causou ventos de até 80 km/h, o que resultou na queda de árvores e galhos, danificando a infraestrutura elétrica e provocando diversos incidentes. O Corpo de Bombeiros relatou 111 chamados relacionados a quedas de árvores.
A Enel afirmou que acionou seu plano de contingência para lidar com os danos causados pela tempestade, com reforço das equipes de campo, que continuam trabalhando em regime de 24 horas para reparar os trechos da rede elétrica danificados e restabelecer o fornecimento para todos os clientes impactados.