O Governo de Goiás, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) e a Secretaria da Saúde (SES-GO), realizou a premiação dos Embaixadores da Cidadania, destacando 20 projetos com impacto social significativo em 2024. A cerimônia, que ocorreu no Castro’s Hotel em Goiânia, premiou iniciativas nas áreas de Governo Aberto e Cidadania, além de Saúde Pública. Os projetos, desenvolvidos no segundo semestre do ano, foram resultado de parcerias com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), e os vencedores receberam prêmios de até R$ 8 mil.
Durante a premiação, o secretário da CGE-GO, Henrique Ziller, ressaltou a importância de mobilizar os cidadãos para que se envolvam ativamente em ações que melhorem a sociedade. O programa também contou com a participação da Secretaria de Saúde, que capacitou mais de 5 mil pessoas para desenvolverem propostas que favorecessem o governo e a comunidade. A premiação envolveu projetos inovadores, como o “ConectCidadão GO”, que buscou simplificar a transparência no estado de Goiás, e o “Promovendo Melhorias na Saúde Mental da Nossa Comunidade Escolar”, focado no bem-estar psicológico de estudantes.
Desde sua criação em 2020, o programa Embaixadores da Cidadania já formou mais de 2,6 mil participantes e viabilizou mais de 400 ações de impacto social, não apenas no Brasil, mas também em países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste. Os organizadores destacaram o impacto positivo das ações e a importância de continuar incentivando a participação cidadã para transformar a realidade local e nacional.