Em audiência pública na Comissão de Educação, especialistas defenderam a implementação de métodos educacionais focados no desenvolvimento do caráter e das virtudes nas escolas, com o objetivo de promover um crescimento integral dos alunos. O debate abordou modelos como a Pedagogia das Virtudes, as escolas cívico-militares e a Sathya Sai Educare, que visam transcender o ensino acadêmico tradicional e contribuir para a formação de cidadãos éticos, conscientes e comprometidos com o bem comum.
Representantes das escolas cívico-militares destacaram o sucesso dessas instituições, que, ao contrário do estereótipo de disciplina rígida e autoritarismo, buscam incentivar o respeito, a cidadania e valores humanos. A proposta é que a educação transcenda as fronteiras da sala de aula, moldando cidadãos preparados para os desafios sociais e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar, principalmente no combate à violência.
Além disso, o programa Sathya Sai Educare, com presença em mais de 120 países, enfatiza a importância da parceria entre escola e família no desenvolvimento de valores humanos. A Pedagogia das Virtudes, já aplicada em algumas escolas públicas no Brasil, também foi citada como um modelo eficaz para aumentar a motivação dos alunos, promovendo um ensino mais envolvente e transformador. A ideia central é que a educação deve ser vista como um meio de desenvolvimento moral e ético, essencial para a construção de uma sociedade mais equilibrada e pacífica.