O dólar avançou nesta terça-feira, 10 de dezembro, em relação à maioria das moedas, seguindo a tendência da sessão anterior. O movimento ocorre em meio à expectativa dos investidores pela divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos, que pode impactar a postura do Federal Reserve (Fed). A moeda americana se valorizou frente ao iene, após a diminuição das expectativas de aumento de juros pelo Banco do Japão, e também frente ao euro, que recuou devido à crise política na França e à expectativa de corte nas taxas pelo Banco Central Europeu (BCE).
O índice DXY, que mede a variação do dólar contra uma cesta de moedas fortes, fechou em alta de 0,24%, enquanto o dólar foi negociado a 151,92 ienes, 1,2776 libra e 1,0527 euro. Analistas do BBH acreditam que a recuperação do dólar deve continuar, respaldada pela sólida economia dos Estados Unidos, que favorece rendimentos mais elevados dos Treasuries e um dólar mais forte. O relatório de empregos divulgado na semana passada e outros dados econômicos devem confirmar essa tendência.
O iene, por sua vez, continuou a se enfraquecer, com as expectativas de aumento de juros pelo Banco do Japão praticamente desaparecendo. Já o dólar australiano teve queda após o Banco Central da Austrália decidir manter a taxa de juros em 4,35%. Enquanto isso, a política interna da França também gerou volatilidade, com a possibilidade de uma mudança no comando do governo, o que tem afetado a confiança do mercado nas moedas europeias.