Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Civil do Ceará na manhã desta segunda-feira (23) por envolvimento no homicídio de um turista paulista em Jericoacoara. Ele foi encontrado em Fortaleza durante uma operação das forças policiais locais. Além dele, um homem de 36 anos, já preso em uma unidade do Maranhão, teve mandado de prisão preventiva cumprido, sendo apontado como o suposto mandante do crime. Ambos seriam integrantes de uma facção criminosa originária do Rio de Janeiro, com o homem sendo o líder do grupo na cidade de Jijoca de Jericoacoara.
O crime ocorreu na madrugada de terça-feira (17), quando o jovem turista foi sequestrado por pelo menos oito suspeitos enquanto estava em Jericoacoara com sua família. Ele havia se afastado do grupo para buscar um carregador de celular na pousada onde estava hospedado. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o adolescente é abordado e levado pelos criminosos. Após ser espancado, o corpo da vítima foi encontrado em uma lagoa da região na quarta-feira (18), confirmando sua morte.
Segundo as investigações, o suspeito de 36 anos tem uma extensa ficha criminal e seria o responsável por ordenar o sequestro e assassinato. A Secretaria de Segurança Pública do Estado havia informado na última sexta-feira (20) que todos os envolvidos no caso haviam sido identificados, com a expectativa de que as prisões sejam concluídas até o fim da semana. A investigação continua, e as autoridades aguardam as decisões da Justiça sobre os detidos.