Na última quinta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou a diplomação do prefeito reeleito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), e do vice-prefeito Mário Neto (MDB), ambos confirmados nas eleições municipais deste ano. Dr. Furlan obteve 204.291 votos, correspondentes a 85,08% dos votos válidos, e ambos assumem seus cargos em 1º de janeiro de 2025. Durante a cerimônia, também foram diplomados os 23 vereadores eleitos que comporão a Câmara Municipal de Macapá, com mandatos a iniciar no mesmo dia.
A diplomação é um processo formal realizado pela Justiça Eleitoral, que certifica que os candidatos eleitos estão aptos a tomar posse de seus respectivos cargos. Este ato é consolidado com a entrega dos diplomas aos eleitos, que são assinados por representantes do TRE. A cerimônia de diplomação é uma das etapas finais das eleições, confirmando a validade dos votos e a escolha da população para os cargos públicos.
A lista de vereadores diplomados inclui representantes de diferentes partidos, como Podemos, PSOL, PRD, PSD, PDT, entre outros. A distribuição de mandatos reflete a diversidade de escolhas da população de Macapá, que agora conta com novos representantes no Legislativo Municipal. A posse dos eleitos ocorrerá em janeiro, quando começarão a exercer suas funções em prol da cidade.