A partir de 1º de janeiro de 2025, o pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) para caminhões será exclusivamente eletrônico, com o uso de tags, em substituição aos métodos tradicionais, como cartões e pagamentos físicos. A medida, estabelecida pela Resolução 6.024/2023 da ANTT, busca modernizar a logística do transporte rodoviário de cargas, promovendo maior eficiência e segurança. Além disso, a digitalização visa reduzir fraudes, melhorar o planejamento logístico e eliminar as filas nos pedágios.
Uma das inovações introduzidas com o novo sistema é o modelo “Free Flow”, que elimina a necessidade de praças de pedágio físicas. Nesse sistema, pórticos automáticos identificam os veículos e cobram o pedágio antecipadamente, o que aumenta a agilidade e reduz os custos operacionais. Caso a rota do caminhão seja alterada ou o valor cobrado não seja totalmente utilizado, o contratante pode solicitar o reembolso. Embarcadores deverão registrar os pagamentos no Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), sendo proibidos de realizar pagamentos em espécie.
A digitalização do VPO trará benefícios tanto para transportadoras quanto para caminhoneiros, permitindo um controle centralizado dos custos de pedágio e facilitando o gerenciamento das frotas. Contudo, as sanções para quem não cumprir as novas exigências serão rigorosas, com multas que podem alcançar até R$ 3 mil por veículo e por viagem para os embarcadores. Além disso, as fornecedoras do VPO e as concessionárias enfrentam penalidades em caso de falhas no sistema. A medida deve contribuir para a maior conformidade com as regras da ANTT e fortalecer a adesão ao sistema de pedágio eletrônico.