A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove neste sábado (7) um mutirão gratuito de atendimento para avaliar suspeitas de câncer de pele em todo o Brasil. O evento conta com a participação de mais de 3,5 mil dermatologistas e voluntários, que estarão disponíveis em mais de 100 postos em 22 estados e no Distrito Federal. O objetivo é oferecer diagnóstico precoce e orientação sobre prevenção da doença, que, segundo a SBD, é o tipo de câncer mais frequente no país.
A ação ocorre das 9h às 15h e visa atender pessoas com lesões suspeitas ou que possuam fatores de risco, como histórico familiar de câncer de pele, ou o aumento do número de pintas. A SBD destaca a importância da detecção precoce, principalmente para casos de melanoma, o tipo mais agressivo da doença, cujo tratamento precoce aumenta as chances de cura. A campanha faz parte da iniciativa Dezembro Laranja, que também visa alertar sobre os riscos da exposição solar sem proteção.
Desde o início da campanha em 1999, a SBD já realizou cerca de 600 mil consultas e identificou mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos. O presidente da SBD, Dr. Heitor de Sá Gonçalves, reforça que o objetivo da campanha é reduzir o número de casos graves e lembrar à população da importância da proteção solar e hábitos saudáveis para a saúde da pele. A consulta gratuita pode ser agendada nos postos, e mais informações estão disponíveis no site da SBD.