Iniciou na última sexta-feira, 6, a demolição do prédio que dará lugar a uma nova unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Itajaí. A nova instalação, que será construída na Rua Lauro Muller, nº 374, no Centro da cidade, atenderá a uma demanda histórica da população, oferecendo serviços de coleta e distribuição de sangue. A expectativa é que o processo de demolição seja concluído em 30 dias, com a área preparada para o início das obras subsequentes.
O novo centro será um ponto estratégico para a distribuição de hemocomponentes, funcionando 24 horas por dia para atender aos hospitais da região. Além disso, a unidade contará com um horário específico para a coleta de sangue, que será realizada durante seis horas diárias. O projeto está em fase de avaliação pela Diretoria de Vigilância Sanitária, enquanto a demolição avança, com a remoção dos resíduos previstos para ocorrer logo após a conclusão da demolição.
A construção da unidade de coleta e distribuição de sangue tem mobilizado esforços do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da organização social Fahece, do Hemosc e de diversos parceiros. O objetivo é entregar a nova unidade o mais breve possível, visando a melhoria da saúde pública na região de Itajaí, um dos principais centros urbanos do estado.