A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta nesta segunda-feira (30) sobre chuvas intensas e temperaturas elevadas no estado até quarta-feira (1º), com maior intensidade na região de Ribeirão Preto e Franca, no noroeste. Embora não haja previsão de riscos expressivos até a virada do ano, o órgão orienta a população a se manter atenta, especialmente nas áreas mais vulneráveis, devido ao solo encharcado. Tempestades são esperadas em todo o território paulista nos próximos dias.
Para hoje (30), a previsão é de sol entre nuvens, o que vai intensificar a sensação de calor em todo o estado. A combinação de altas temperaturas e umidade vinda do oceano e da Amazônia favorece o desenvolvimento de chuvas fortes, com raios e ventos durante a tarde. De terça-feira (31) até quarta-feira (1º), o clima continuará quente e abafado, com pancadas de chuva e tempestades que podem gerar transtornos.
Na Baixada Santista, a previsão também é de calor e sol entre nuvens, com possibilidades de chuvas e tempestades no decorrer do dia. Embora os modelos meteorológicos não indiquem riscos de acumulados significativos de chuva para a região, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada nas áreas mais vulneráveis devido à possibilidade de danos causados pelas tempestades.