A Defesa Civil de Piracicaba (SP) emitiu um alerta devido ao aumento no nível do Rio Piracicaba, que atingiu 4,47 metros no domingo (29), entrando em estado de emergência, mas apresentou uma redução para 3,96 metros na segunda-feira (30), entrando no estágio de alerta. A previsão de chuvas intensas nos próximos dias motivou o planejamento de ações para prevenir danos em caso de transbordamento dos rios Piracicaba e Corumbataí. As medidas incluem a remoção de moradores de áreas suscetíveis a alagamentos e o transporte para abrigos públicos, caso seja necessário.
A Defesa Civil divulgou uma lista dos locais mais propensos a alagamentos, incluindo áreas centrais da cidade, como a Avenida Armando de Salles Oliveira e a região da Rua do Porto. Também foram identificados pontos de risco em outras áreas de Piracicaba, como as avenidas Beira Rio e Independência, que podem sofrer transbordamentos em caso de aumento no volume das águas. A orientação é para que motoristas e pedestres evitem esses locais durante chuvas fortes.
Entre as recomendações para a população em caso de chuvas intensas estão a prevenção de acidentes e a segurança. A Defesa Civil aconselha evitar áreas abertas e próximas a objetos altos, como árvores e postes, além de não transitar em áreas alagadas ou tentar atravessar enxurradas. Em casos de ventos fortes, a atenção deve ser redobrada para a queda de árvores e fios. A população pode receber alertas da Defesa Civil via SMS ou acompanhando as redes sociais do órgão.