O novo sistema de alerta da Defesa Civil Nacional, denominado Defesa Civil Alerta, entrou em operação nesta quarta-feira (4) nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O sistema é destinado a alertar a população sobre desastres de grande risco e utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em exibição nos dispositivos móveis, independentemente do modo silencioso.
A tecnologia foi projetada para funcionar principalmente em situações de desastres de maior intensidade, enquanto os mecanismos tradicionais, como SMS, WhatsApp, TV por assinatura e Google, continuam em operação para eventos de menor gravidade. A implementação inicial do sistema será focada nas defesas civis estaduais, que receberam treinamento e certificação para usar a ferramenta adequadamente.
Como parte da fase de testes, um alerta de demonstração foi enviado para 36 cidades do Rio Grande do Sul e para Belo Horizonte, em Minas Gerais, no último fim de semana. A novidade visa melhorar a comunicação com a população em áreas de risco, proporcionando uma resposta mais eficiente em situações de emergência.