O governo russo transferiu, por meio de decreto, as ações da joint venture entre a cervejaria AB InBev e a Anadolu Efes para uma gestão temporária. Essa decisão, publicada em um site oficial, segue uma política implementada em 2023, que permite ao gestor designado controlar integralmente os ativos, exceto sua alienação. A entidade escolhida para a gestão, o grupo Vmeste, foi estabelecida em Moscou no ano passado.
A AB InBev já havia manifestado, em abril de 2022, a intenção de vender sua participação na joint venture para a parceira turca Anadolu Efes, como parte de um movimento para encerrar suas operações na Rússia após a invasão da Ucrânia. No entanto, o acordo foi bloqueado pelas autoridades russas no início deste ano, frustrando os planos da empresa de sair do mercado russo.
Esse caso reflete uma tendência enfrentada por diversas empresas ocidentais que tentam se retirar da Rússia. Decretos como o de abril de 2023 têm sido utilizados para colocar ativos sob administração local, dificultando ou impedindo que empresas estrangeiras finalizem a venda de suas participações no país.