O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Londrina, no Paraná, terá um reajuste de 4,77% em 2025, baseado na inflação oficial (IPCA) do acumulado de 12 meses até novembro de 2024. O aumento é inferior ao dos últimos três anos, quando os reajustes foram de 6,17% em 2023 e 4,84% em 2024. O município começará a distribuir os carnês do imposto na primeira semana de janeiro de 2025, com a opção de acessar os boletos de forma on-line.
Os vencimentos dos primeiros lotes ocorrerão em 31 de janeiro e 14 de fevereiro, com juros e multas em caso de atraso no pagamento. Além do IPTU, os boletos incluem a taxa de coleta de lixo e outros impostos, como o ISS para prestadores de serviço. O pagamento integral do imposto oferece um desconto de até 10%, que pode chegar a 15% para quem já pagou à vista nos anos anteriores.
Para quem optar pelo parcelamento, é possível dividir o valor do IPTU em até 11 vezes, com parcelas mínimas de R$ 70, mas sem direito a descontos. A medida foi formalizada por meio de um decreto publicado no Jornal Oficial e visa estabelecer uma forma de arrecadação mais acessível, apesar do aumento do imposto para o próximo ano.