Há 40 anos, Lucia Bernes, aposentada de Londrina, dedica-se a criar uma decoração de Natal especial em sua casa, que se transforma em um verdadeiro refúgio natalino. Com mais de 70 figuras de Papai Noel espalhadas pelos cômodos, ela coleciona enfeites desde a década de 1980, adquiridos ou feitos com itens reciclados. A tradição começou após sua infância, marcada por uma vida simples, e reflete seu amor pelo Natal, sentimento que, segundo ela, torna o mundo mais bonito e cheio de vida.
Lucia se dedica a montar a decoração logo após o Dia de Finados, em novembro, e começa a desmontá-la após o dia 26 de dezembro, deixando os enfeites em sua casa até o dia 10 de janeiro. A aposentada também explica que muitos dos itens que compõem sua decoração vêm de amigos e familiares, além de objetos reciclados que ela mesma transforma, como Papais Noéis feitos de roupas usadas e materiais reaproveitados. Embora a conta de energia aumente devido às luzes, ela considera o gasto um preço a pagar pela felicidade proporcionada pelo ambiente festivo.
Com 61 anos, Lucia explica que a sua paixão por celebrar o Natal está diretamente ligada à sua infância, quando não podia ter enfeites elaborados. Hoje, além de montar a decoração sozinha, ela recebe presentes de amigos e familiares, que sabem do seu carinho pela data. Para ela, o Natal é um momento de renovação, onde os problemas parecem desaparecer, e a sensação de amor e alegria se espalha por sua casa.