O programa Cursos Populares para Concursos (CPC) abriu, nesta segunda-feira (2), as inscrições para turmas preparatórias em Juiz de Fora, com aulas presenciais e on-line. O objetivo é atender jovens e adultos de baixa renda, registrados no CadÚnico, com dados atualizados. Ao todo, são 1.270 vagas distribuídas entre diferentes turmas de preparação para o Pism, Enem, Institutos Federais, Encceja, além de cursos de idiomas como inglês e espanhol.
As inscrições estão abertas até o dia 8 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente por meio de um formulário online. Os candidatos selecionados serão divulgados em janeiro de 2025. O programa tem como meta oferecer educação gratuita e de qualidade, promovendo a inclusão e a cidadania entre os participantes.
O CPC é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), coordenado pelo Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos (DFEPDH). A ação visa apoiar a formação educacional de pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo acesso a oportunidades educacionais essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.