Em um registro surpreendente, o empresário e observador de aves Henrique Teles capturou imagens de uma curicaca (Theristicus caudatus) em Serrana, cidade localizada na região de Ribeirão Preto (SP), com espinhos presos ao pescoço da ave. Teles, que tem 15 anos de experiência em observação de aves, estava fotografando a fauna local no final da tarde de domingo (24) quando a curicaca passou em sua frente. Somente ao revisar as fotos em alta resolução é que ele percebeu os espinhos, gerando especulações sobre o que poderia ter ocorrido com a ave.
Especialistas em ornitologia sugerem que os espinhos provavelmente pertencem a um ouriço-cacheiro. Fernando Igor de Godoy, ornitólogo consultado, explicou que devido ao comportamento da curicaca de fuçar o solo em busca de alimento, é possível que ela tenha se deparado com espinhos soltos ou até com um ouriço morto. Outros especialistas, como Guilherme Brito, consideram a hipótese mais plausível de que os espinhos foram espetados de fora para dentro, sem que a ave tenha tentado ingerir o animal espinhento.
Além dessa curiosidade, Henrique Teles conseguiu fotografar outras espécies, como a suindara (Tyto furcata) e o pica-pau-branco (Melanerpes candidus) durante a mesma saída. A curicaca, uma ave comum no Centro-Sul do Brasil, é conhecida por seu canto característico e habita campos e alagados, onde se alimenta de uma dieta variada composta por artrópodes, moluscos e pequenos vertebrados. A espécie não está ameaçada de extinção e vive em bandos ou sozinha, dependendo da época.