O Rio de Janeiro sedia, entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2024, a Cúpula Regional da América Latina e Caribe sobre Deficiência, que ocorre pela primeira vez de forma presencial. O evento, realizado no Centro de Inovação do Senac RJ, é promovido por importantes organizações internacionais e tem como objetivo discutir e elaborar estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência (PCD) na região. Durante três dias de debates, representantes de governos e organizações da sociedade civil irão abordar questões relacionadas à inclusão, com foco em educação, emprego, impacto climático e proteção social.
A programação da cúpula inclui painéis de discussão, mesas de trabalho e sessões colaborativas, todas com tradução simultânea e recursos de acessibilidade, como línguas de sinais e outras ferramentas. A metodologia de trabalho será orientada por quatro temas principais: educação inclusiva, emprego digno e sustentável, impacto das mudanças climáticas, e gestão de riscos de desastres. A proposta é promover políticas públicas que incentivem a participação ativa das PCD na sociedade, contribuindo para a garantia dos direitos estabelecidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Ao final do evento, será elaborado um documento oficial que reunirá os principais avanços e ações sugeridas para garantir maior inclusão das PCD. Este documento será apresentado na Cúpula Global sobre Deficiência em 2025, em Berlim, como um reflexo das propostas geradas na região e um impulso para mudanças globais rumo à inclusão plena.