A CriptoCuia é um evento cultural gratuito que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. Com foco em temas como segurança e direitos digitais, cultura popular e justiça climática, o evento visa promover um espaço de reflexão e aprendizado. A programação começa no dia 6 com atividades online, seguidas por debates presenciais nos dias 7 e 8, onde se discutirá a conexão entre as tecnologias digitais e as manifestações culturais locais, com destaque para a Amazônia Paraense.
O evento, inspirado pelo movimento global das Criptofestas, propõe uma abordagem única ao explorar a relação entre cultura digital e cultura popular. Três trilhas temáticas abordam questões como conectividade na região amazônica, governança da internet, colonialismo de dados e racismo digital, todas com o objetivo de fortalecer as lutas territoriais e culturais. Além dos debates, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a riqueza das manifestações culturais da região, como o carimbó, a guitarrada e o tecnobrega.
A programação também conta com uma feira de exposições, reunindo empreendedores da periferia de Belém, e apresentações de artistas locais. Entre os destaques culturais estão apresentações de grupos como Guitarrada das Manas, Melissandra e DJ Walbster. O evento é promovido pela Na Cuia Produtora Cultural, com apoio de várias instituições e órgãos governamentais, e tem entrada gratuita para todos os públicos.