No sábado, 30 de novembro, duas crianças, de 4 e 11 anos, foram encontradas sozinhas em casa em Patrocínio, no Alto Paranaíba. A situação foi descoberta após denúncias anônimas de vizinhos, e as crianças foram entregues à avó paterna depois da intervenção do Conselho Tutelar. De acordo com a conselheira responsável, a mãe das crianças havia viajado para a Bahia em busca de uma nova casa para a família, deixando os filhos sob os cuidados de outra mulher, que, por sua vez, estava trabalhando no momento da abordagem.
O irmão mais velho, de 11 anos, era quem cuidava do irmão mais novo e preparava as refeições para ambos. Apesar da situação, o Conselho Tutelar informou que as crianças estavam em boas condições de higiene. Durante a abordagem, a criança mais velha forneceu o número de telefone de familiares para facilitar o contato e garantir que as crianças estivessem em segurança.
A Polícia Civil registrou o caso como abandono de incapaz e iniciou investigações sobre a situação. A mãe não foi encontrada no momento da ocorrência, mas os investigadores aguardam o relatório do Conselho Tutelar para dar prosseguimento à apuração e possíveis ações legais. O caso segue sendo analisado pelas autoridades competentes.