O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), vinculado à Secretaria da Saúde (SES), registrou um aumento significativo no número de novos pacientes em 2024. Entre janeiro e outubro, 23,9 mil novos pacientes foram cadastrados, um aumento de 23% em comparação ao mesmo período de 2023. A projeção para o final do ano é atingir 28,7 mil cadastros, o que representaria um crescimento de 13% em relação ao ano passado. Este aumento reflete a ampliação do acesso aos medicamentos de alto custo, fundamentais no tratamento de doenças graves e crônicas, disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Cemac também registrou uma elevação na quantidade de medicamentos dispensados. Até outubro de 2024, foram realizadas 1.013.231 dispensações, e a previsão é que o número ultrapasse 1,2 milhão até o fim do ano, representando um aumento de 20% em relação a 2023. O investimento total para o tratamento de mais de 107 mil pacientes ativos foi de R$ 42,4 milhões em 2024. A unidade também incluiu novos medicamentos em seu rol, como o Trikafta, para pacientes com fibrose cística, além de outros que serão disponibilizados em breve, seguindo atualizações dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde.
A melhoria nos serviços prestados pelo Cemac foi impulsionada por inovações no processo de acesso, como a implementação de processos online e a criação de um setor de ouvidoria em julho. A utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) também contribuiu para a gestão mais eficiente dos serviços. A abertura de processos para solicitação de medicamentos agora pode ser feita de forma digital, facilitando o acesso da população aos tratamentos de alto custo.