Os Correios divulgaram nesta sexta-feira (6) o edital de convocação para o concurso público que está em andamento, com mais de 3 mil vagas disponíveis em diversas áreas e em todo o Brasil. As oportunidades são para cargos de nível médio e superior, sendo 3.099 vagas para o cargo de carteiro (agente de Correios) e 412 para analistas de diferentes especialidades. O exame está previsto para 15 de dezembro e será realizado em todos os estados brasileiros, com mais de 1,6 milhão de candidatos inscritos.
O concurso dos Correios é especialmente aguardado, pois não havia sido realizado em âmbito nacional desde 2011. Além disso, a quantidade de inscritos superou a marca da última seleção, que contou com 1,1 milhão de candidatos. O certame oferece salários que variam entre R$ 2.429,26, para os cargos de nível médio, e R$ 6.872,48, para os de nível superior. As vagas também possuem cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, visando promover a inclusão social.
O processo seletivo será composto por provas de múltipla escolha, além de uma redação para os candidatos aos cargos de nível superior. As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro, e o concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Além dos salários, os Correios oferecem benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e assistência à saúde.