A reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que ocorreria nesta quarta-feira, 4 de dezembro, foi adiada para o próximo dia 10. O encontro deverá tratar, entre outros assuntos, da decisão sobre a retomada das obras da usina nuclear Angra 3, uma pauta sensível no contexto atual. O adiamento foi comunicado pelo Ministério de Minas e Energia, mas o motivo exato não foi revelado oficialmente, sendo mencionada como possível causa a dificuldade de conciliar as agendas dos ministros envolvidos.
O CNPE, presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, é composto por representantes de diversas pastas, incluindo Casa Civil, Fazenda e Meio Ambiente, e seu objetivo é avaliar as ações do setor energético no país. A reunião deste mês, que se estenderá ao próximo, também abordará as perspectivas para o próximo ano, além de tratar de questões como a continuidade dos projetos em andamento.
De acordo com fontes próximas ao governo, há um movimento por parte de alguns integrantes para que a discussão sobre Angra 3 seja feita em uma reunião isolada, devido à complexidade e importância do tema. A avaliação da retomada das obras da usina nuclear, no entanto, será realizada no contexto da reunião ordinária, onde outros temas também serão discutidos.