O Congresso Nacional foi iluminado nesta quarta-feira (11), das 18h às 23h, com projeções de frases e imagens em apoio ao Dezembro Verde, uma campanha de conscientização e combate ao abandono de animais. Na quinta-feira (12), o Congresso também se iluminou de verde para reforçar a importância de ações educativas sobre a prática do abandono e seus impactos negativos na sociedade. A iniciativa foi uma solicitação do deputado Célio Studart (PSD-CE), como parte do movimento para alertar a população sobre os problemas relacionados ao abandono de animais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no Brasil, sendo que esse número tende a aumentar durante as festas de fim de ano e as férias de dezembro. O abandono de animais não só coloca a vida desses seres em risco, expondo-os a doenças e maus-tratos, como também gera sérios problemas de saúde pública, como a propagação de zoonoses e o aumento de acidentes de trânsito.
A campanha Dezembro Verde visa promover a guarda responsável dos animais e alertar que o abandono é um crime previsto pela Lei 9.605/98, que pode resultar em penas de até cinco anos de prisão. A ação busca conscientizar a população sobre a importância de adotar atitudes responsáveis e solidárias em relação aos animais e ao bem-estar coletivo.