O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, indicou a possibilidade de convocar uma sessão conjunta entre Câmara e Senado no sábado, 21 de dezembro, para discutir e votar o Orçamento de 2025. A declaração foi feita em discurso nesta quarta-feira, 18 de dezembro, em meio ao encerramento iminente do ano legislativo, previsto para segunda-feira, 23 de dezembro. O pacote fiscal do governo, que inclui três propostas centrais, ainda está em tramitação na Câmara e precisa ser concluído para viabilizar a análise do Orçamento.
As medidas do pacote fiscal buscam alterar regras relacionadas a benefícios sociais e ao arcabouço fiscal, sendo condicionantes para a aprovação do Orçamento do próximo ano. Caso o pacote seja aprovado pela Câmara até o final do dia 18, o Senado poderá analisá-lo em sessões nos dias 19 e 20. Pacheco sinalizou que, dependendo do andamento, a análise final do Orçamento pode ser agendada para sexta-feira ou excepcionalmente no sábado.
O senador destacou a importância de concluir as votações ainda neste ano legislativo, ressaltando a responsabilidade do Congresso em apreciar o pacote de corte de gastos e cumprir compromissos com o país. A convocação de sessões extraordinárias evidencia a urgência da pauta fiscal e a necessidade de garantir um equilíbrio econômico nas contas públicas para o próximo ano.