O Congresso dos Estados Unidos aprovou, neste sábado (21), um projeto de lei para evitar uma paralisação do governo federal, após os líderes republicanos retirarem a exigência de Donald Trump sobre o limite da dívida nacional. A votação no Senado foi concluída com 85 votos a favor e 11 contrários, e a principal medida aprovada foi a extensão do financiamento do governo até março de 2025. O projeto também inclui assistência a desastres e um auxílio agrícola, mas não aborda a questão do limite da dívida, como inicialmente havia sido proposto.
Antes da votação no Senado, o presidente da Câmara, Mike Johnson, havia encaminhado o projeto de lei à Casa, que foi aprovado com uma grande maioria de 366 votos a favor contra 34. Durante o processo, Johnson manteve contato com Trump, que se mostrou satisfeito com o resultado, embora a proposta não tenha incluído a suspensão do limite da dívida, uma demanda inicial do ex-presidente. Além disso, a medida aprovada destina cerca de US$ 100 bilhões para auxílio em desastres e também reautoriza um projeto agrícola crucial.
No mesmo dia, o Senado também aprovou por unanimidade uma nova versão do programa Gabriella Miller Kids First Research Act, que visa financiar pesquisas sobre câncer pediátrico até 2028. Contudo, essa reautorização, que inicialmente fazia parte do pacote de financiamento do governo, foi retirada devido à pressão por um pacote de gastos mais enxuto, sem medidas extras. A aprovação deste projeto de lei evitou uma paralisação governamental iminente, embora tenha gerado controvérsias dentro da base republicana.