O índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos registrou uma queda significativa em dezembro, recuando de 112,8 para 104,7 pontos, de acordo com dados divulgados pelo Conference Board. Este resultado ficou abaixo das expectativas de analistas, que previam uma leve alta para 114 pontos. A diminuição reflete uma mudança na percepção dos consumidores sobre as condições econômicas futuras, em especial no que diz respeito à renda e ao mercado de trabalho.
O índice de expectativas, que mede a visão dos consumidores sobre o futuro da economia, caiu 12,6 pontos, alcançando 81,1 pontos, um nível próximo da marca de 80 que tradicionalmente indica uma possível recessão. Este declínio indica uma perspectiva mais pessimista em relação aos próximos meses, com os consumidores demonstrando incerteza quanto à evolução do mercado de trabalho e das condições econômicas em geral.
Por outro lado, o índice de condições atuais, que avalia a situação presente do mercado de trabalho e dos negócios, teve uma leve queda de 1,2 pontos, alcançando 140,2 pontos. Embora a diminuição tenha sido menor em relação ao índice de expectativas, ela ainda reflete um ajuste nas percepções dos consumidores sobre a situação atual, sugerindo uma desaceleração nas condições econômicas do país.