A confiança do consumidor na Alemanha apresentou sinais de recuperação, com uma projeção de aumento para o índice de -21,3 em janeiro de 2024, ante -23,1 em dezembro de 2023, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto GfK. A expectativa de um novo governo e a perspectiva de alívio nos custos de empréstimos contribuíram para a melhora do cenário, levando a uma redução do pessimismo entre os consumidores. A pesquisa também superou as previsões de analistas, que esperavam um índice de -22,9.
Os dados indicam que os consumidores têm expectativas mais otimistas em relação à sua renda e estão demonstrando uma menor propensão a economizar, o que pode sinalizar um potencial aumento no consumo. O otimismo reflete também uma redução nas preocupações com a inflação e um contexto de desaceleração econômica, após anos de incertezas globais.
No entanto, apesar da recuperação, o índice de confiança ainda permanece muito abaixo dos níveis registrados no período pós-pandemia e antes do início da guerra na Ucrânia, que gerou um aumento significativo na inflação em toda a Europa. A pesquisa ressalta que, embora a situação tenha melhorado em relação aos meses anteriores, a confiança do consumidor ainda está longe dos patamares mais altos observados em tempos mais estáveis.