O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Santa Catarina registrou um aumento de 1,5% entre outubro e novembro de 2024, alcançando 114,6 pontos, o que reflete o otimismo crescente dos empresários em relação ao futuro da economia e do setor. Esse otimismo é impulsionado pelas expectativas positivas para os próximos meses, com destaque para o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que subiu 3,2%, indicando que os empreendedores acreditam em um cenário favorável para seus negócios.
A economia catarinense está em um bom momento, com a taxa de desemprego no estado atingindo 2,8%, o menor índice em 10 anos. O governador de Santa Catarina atribui esse resultado a políticas de incentivo ao crescimento econômico, como investimentos em infraestrutura e qualificação profissional, o que tem aumentado a competitividade do estado. O bom desempenho do comércio e dos serviços também se reflete na expansão do emprego, com 76% dos varejistas planejando aumentar suas equipes no futuro próximo, especialmente durante o período de fim de ano e a temporada de verão.
Além disso, o volume de vendas do comércio varejista em Santa Catarina cresceu 7,5% entre janeiro e setembro de 2024, segundo dados do IBGE. Os setores de supermercados, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, automóveis e equipamentos para escritório lideraram esse crescimento. O comércio, que já emprega mais de 530 mil pessoas no estado, também gerou quase 16 mil novos postos de trabalho de janeiro a outubro de 2024, contribuindo para a recuperação econômica e a geração de renda em diversas áreas.