Mais de 1,6 milhão de pessoas se inscreveram para o concurso público dos Correios, que será realizado neste domingo (15). Este é o maior processo seletivo da estatal em 13 anos, superando o concurso de 2011, quando 1,1 milhão de candidatos se inscreveram para mais de 9 mil vagas. As 3.511 vagas deste concurso são distribuídas entre cargos de nível médio e superior, com a maioria das oportunidades (3.099) destinadas ao cargo de carteiro. O restante das vagas abrange funções para profissionais com ensino superior, como advogados, engenheiros e analistas.
O concurso visa preencher vagas imediatas nas mais diversas localidades do Brasil, com os candidatos concorrendo a posições na região de sua escolha. Para o cargo de carteiro, as vagas estão divididas em macrorregiões, e para as carreiras de nível superior, as oportunidades estão distribuídas entre as 28 superintendências estaduais dos Correios. Os salários variam de R$ 2.429,26 a R$ 6.872,48, além de uma série de benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde e adicionais por atividades externas e serviço no fim de semana.
Apesar de o concurso oferecer 3.511 vagas imediatas, sindicatos apontam que esse número não é suficiente para suprir o déficit de mão de obra na empresa. Para lidar com a escassez de pessoal, os Correios lançaram recentemente um Programa de Desligamento Voluntário, o que indica que um número maior de candidatos pode ser convocado no futuro. Embora os editais não prevejam cadastro reserva, especialistas acreditam que novas contratações podem ocorrer nos próximos meses para suprir as necessidades operacionais da empresa.