O concurso dos Correios, realizado no último domingo (15), oferece 3.099 vagas para o cargo de carteiro, exigindo nível médio, e 412 oportunidades para analista de Correios, voltadas a candidatos com formação superior em diversas áreas. A seleção, que superou o número de inscritos do último concurso de 2011, foi composta por 12 versões de provas, incluindo questões específicas e redação para cargos de nível superior. Os gabaritos preliminares das provas objetivas foram divulgados no mesmo dia, e estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do processo seletivo.
Os candidatos têm a possibilidade de contestar questões da prova ou o gabarito preliminar, por meio de recursos apresentados diretamente no site do IBFC. As solicitações de revisão devem ser bem fundamentadas, com argumentos lógicos e consistentes, e serão aceitas apenas dentro do prazo estipulado no edital. O processo de contestação abrange situações como o indeferimento de isenção de taxa de inscrição, questões das provas objetivas, e resultados preliminares de classificação.
Em caso de anulação de questões, todos os candidatos terão os pontos atribuídos, de forma igualitária. O resultado final, com a análise dos recursos, será divulgado no site do IBFC, sem respostas individuais aos participantes. O concurso busca preencher uma variedade de vagas, com oportunidades distribuídas em diferentes especialidades e exigindo formação específica para os cargos de nível superior.