A concessão parcial dos serviços da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso) foi oficialmente formalizada entre o governo de Sergipe e a empresa Iguá Saneamento, após o leilão ocorrido em setembro deste ano, no qual a concessão foi arrematada por R$ 4,5 bilhões. Nos próximos seis meses, a Iguá realizará o processo de transição até que comece a operar integralmente os serviços da empresa. Durante esse período, a operação assistida será realizada, com a previsão de conclusão até junho de 2025.
Além da concessão, o governo de Sergipe divulgou recentemente os valores que os municípios receberão da outorga do contrato. A distribuição desses valores será feita de forma escalonada, com o primeiro pagamento de 20% programado para após a conclusão da operação assistida. Os 20% restantes serão pagos até dois anos após a assinatura do contrato, conforme o edital da concessão.
A divisão dos recursos também levará em consideração o ágio do leilão, no valor de R$ 2.499.092.091, que será distribuído entre os municípios de acordo com sua população. Municípios com mais de 100 mil habitantes receberão 50% desse valor, enquanto municípios com populações entre 30 mil e 100 mil habitantes receberão 25%, e os com população entre 10 mil e 30 mil habitantes, 20%. Já os municípios com menos de 10 mil habitantes terão direito a 5% do total.