Com a chegada do verão e o aumento da movimentação nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR) durante os feriados de Natal e Ano Novo, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) reforça a necessidade de cuidados com a segurança no mar. Desde 1992, a RMR registrou 67 ataques de tubarões, resultando em 26 mortes. O monitoramento das marés e as condições do mar são fundamentais para evitar incidentes, com destaque para a Lua minguante que provoca marés de quadratura, caracterizadas por variações menores nos níveis do mar até o dia 25 de dezembro.
A especialista Danise Alves alerta que, devido às marés mais baixas, muitas piscinas naturais que são ideais para o banho seguro não se formam neste período. O CEMIT recomenda que os banhistas evitem áreas abertas e busquem locais com recifes que formam piscinas naturais, especialmente durante os horários de maré alta, quando o risco de ataques e afogamentos aumenta. A atenção também deve ser redobrada quanto às correntezas e às condições da água, que, em períodos chuvosos, podem se tornar turvas e dificultar a visibilidade dos animais marinhos.
O CEMIT também destaca zonas de risco, como o trecho de 33 km que vai de Olinda até o Cabo de Santo Agostinho, onde são proibidas atividades náuticas, e a área de 2,2 km na Praia de Piedade, com restrição ao banho. Além disso, o comitê recomenda evitar o banho em locais com placas de advertência sobre riscos de tubarões, em horários crepusculares, ou se a pessoa estiver com feridas, consumiu álcool ou se encontra sozinha. A orientação é seguir as recomendações para garantir a segurança e evitar incidentes com animais marinhos.