A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça-feira (10) a indicação de três novos diretores para o Banco Central (BC), que serão submetidos à votação no plenário da Casa ainda no mesmo dia. Nilton José Schneider, indicado para a Diretoria de Política Monetária, obteve 22 votos a favor e 5 contra. Ele substituirá Gabriel Galípolo, futuro presidente do BC. Izabela Moreira Correa e Gilneu Astolfi Vivan também foram aprovados para as Diretorias de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, e de Regulação, respectivamente.
Durante a sabatina, os indicados destacaram seu compromisso com o controle da inflação e suas visões sobre a economia global. Schneider abordou a situação desafiadora do cenário econômico, defendendo que, apesar da intervenção do Banco Central no câmbio ter efeitos temporários, as reservas internacionais são a principal linha de defesa do Brasil. Correa, atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União, e Vivan, servidor de carreira do BC, também enfatizaram suas experiências e estratégias para fortalecer o sistema financeiro nacional.
A aprovação dos nomes ocorre após a indicação formal em 29 de novembro e, caso confirmada no plenário, a posse dos novos diretores está marcada para o dia 1º de janeiro de 2024. Schneider traz uma vasta experiência do setor financeiro, Correa possui uma sólida formação acadêmica em políticas públicas e governança, enquanto Vivan tem extensa trajetória no BC, com destaque em sua participação em organismos internacionais de estabilidade financeira.