Especialistas afirmam que os benefícios acima da média, como viagens, cestas de Natal e salários extras, são estratégias eficazes para motivar e fidelizar bons funcionários. Esses benefícios, que vão além do 13º salário, incluem o 14º e até o 15º salário em algumas empresas, sendo pagos em diferentes momentos do ano. As iniciativas de empresas como a VLI Logística, que entrega cestas de Natal em malas diferenciadas e oferece bônus extras para filhos, e o FI Group, que promove viagens de lazer, demonstram o esforço das empresas para criar uma cultura de valorização e reconhecimento. Além disso, empresas como a Cimed realizam sonhos pessoais dos colaboradores, como festas de casamento ou materiais para construção de casa própria, como parte de uma política de incentivo.
Embora esses benefícios possam ser considerados luxuosos e atrativos, a obrigatoriedade de concedê-los depende de acordos ou convenções coletivas. Caso contrário, eles são concedidos por mera liberalidade do empregador, com o objetivo de engajar e manter o bom desempenho dos colaboradores. Empresas como a CNH Industrial, por exemplo, distribuem cestas de Natal completas e brinquedos para os filhos dos funcionários, enquanto a VLI Logística inova na entrega das cestas, tornando a experiência ainda mais especial com o uso de embalagens criativas. Para empresas que adotam esse tipo de estratégia, o investimento em gratificações pode ser visto como uma forma de aumentar a lealdade e o bem-estar no ambiente de trabalho.
Esse tipo de benefício tem se mostrado especialmente atrativo para profissionais da geração Z, que valorizam mais do que o salário, buscando também flexibilidade e bem-estar no trabalho. Segundo especialistas, ações de reconhecimento como essas têm um impacto psicológico significativo, aumentando a moral e o engajamento das equipes. Quando as empresas conseguem alinhar esses benefícios com as necessidades emocionais dos colaboradores, elas conseguem criar um ambiente mais produtivo e comprometido, resultando em melhores resultados para o negócio.