O clima no Brasil estará bastante instável neste fim de semana, com previsões de chuvas e ventos fortes em diversas regiões. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma baixa pressão formada entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai pode provocar chuvas intensas nos estados do Sul, com acumulados superiores a 100 mm e ventos que podem atingir 100 km/h. O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, onde os temporais devem ser mais severos.
Nas demais áreas do Paraná, as chuvas também são esperadas, mas com volumes menores, inferiores a 50 mm por dia. A previsão é que esses temporais se estendam até segunda-feira, 9 de dezembro. No Sudeste, o clima será mais ameno, com calor e pancadas de chuva isoladas, especialmente em Minas Gerais, onde as chuvas podem ser mais fortes, especialmente no domingo com a aproximação de uma frente fria.
O Centro-Oeste deve registrar calor e chuvas esparsas, com possibilidade de tempestades mais intensas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já no Norte, o clima será quente, com chuvas pontuais, e no Nordeste, as chuvas devem dar uma trégua, após os fortes temporais da semana. O impacto dos ciclones extratropicais no Sul começará já nesta sexta-feira (6), e os temporais devem se concentrar no Rio Grande do Sul, especialmente no norte do estado, e em Santa Catarina e Paraná a partir de sábado.