Em 2024, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) consolidou sua atuação como um agente transformador no setor público, implementando tecnologias avançadas que impactaram diversas áreas, como segurança, educação e gestão pública. Um dos principais marcos foi a introdução da assistente virtual Catarina, que utilizou inteligência artificial para melhorar o atendimento ao público no Detran-SC, com uma taxa de resolução de 72% dos chamados logo na primeira semana de operação. Além disso, o Ciasc ampliou a plataforma Detran Digital, facilitando o acesso a serviços públicos e registrando mais de 2,7 milhões de solicitações no ano.
No campo da educação, o Ciasc implementou importantes projetos, como a instalação de internet de alta velocidade em escolas e Centros de Educação Infantil de Joinville, beneficiando mais de 165 unidades de ensino. A criação do espaço SCGames também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas em jovens, com foco em programação e design de jogos, preparando-os para o mercado de trabalho. Além disso, o sistema Universidade Gratuita e a integração dos dados de alunos com programas de incentivo à permanência escolar, como o Pé de Meia, foram iniciativas que promovem maior acesso à educação superior.
Em segurança pública, o Ciasc ampliou os serviços da Delegacia Virtual e aprimorou o Sistema Integrado de Segurança Pública, proporcionando maior eficiência e transparência. A implementação de melhorias na plataforma de transparência orçamentária também facilitou o acesso das informações fiscais para a sociedade. Com parcerias estratégicas, como a colaboração com a FAPESC, o Ciasc seguiu promovendo inovação no estado, com destaque para o fortalecimento do Laboratório de Inovação. Com os avanços de 2024, a empresa segue com a missão de expandir suas ações em 2025, mantendo Santa Catarina na vanguarda da transformação digital e gestão pública eficiente.