No sábado (7), intensas chuvas provocaram alagamentos em diversas cidades do norte, oeste e serra catarinenses, deixando um rastro de destruição e afetando o transporte público, especialmente em Joinville, onde a circulação de ônibus foi interrompida. As previsões indicam que a chuva continuará com forte intensidade no domingo (8), com volumes de precipitação entre 200mm e 250mm, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra e enxurradas, conforme alertou a Defesa Civil.
As regiões mais atingidas foram Joinville, onde diversas áreas urbanas, incluindo igrejas e escolas, foram alagadas, e o vestibular foi adiado, e Bom Retiro, onde várias famílias precisaram de resgates. Em Dionísio Cerqueira, cidade na fronteira com a Argentina, a área rural foi coberta pela água. A Defesa Civil também destacou o risco de raios e granizo, e os ventos fortes que variam entre 40 e 65 km/h, com temperaturas amenas, que variaram entre 19ºC e 22ºC.
Diante dos transtornos causados, a Defesa Civil emitiu orientações para a segurança da população. As recomendações incluem evitar atravessar ruas alagadas, buscar abrigo em locais seguros e redobrar os cuidados nas proximidades de encostas. Além disso, é importante observar sinais de risco, como a inclinação de árvores e postes e rachaduras em muros, a fim de prevenir acidentes durante os temporais.