A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta sobre a importância do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) para quem pretende viajar para o exterior durante as férias de fim de ano. Esse certificado é exigido para entrada em 120 países e comprova que o viajante está imunizado, especialmente contra a febre amarela. A exigência vale para crianças a partir de 9 meses e pode ser obtida mediante a apresentação do comprovante de vacinação. O processo para solicitação do CIVP é simples e pode ser feito online, pelo Portal Expresso Goiás, onde os usuários encontram todo o passo a passo necessário para preencher os dados e enviar os documentos exigidos.
Para obter o certificado, é necessário que o viajante tenha tomado a vacina com pelo menos 15 dias de antecedência da viagem, pois o corpo precisa de tempo para produzir os anticorpos. O prazo para emissão do certificado é de até cinco dias após a solicitação. Além da febre amarela, o CIVP também pode ser exigido para outras doenças, como meningite e poliomielite, dependendo do destino. A gerente de Imunização da SES-GO reforça que esse também é um bom momento para atualizar a caderneta de vacinação de toda a família.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre golpes relacionados ao CIVP, informando que criminosos têm se aproveitado da procura pelo documento para aplicar fraudes. Estes golpistas estão oferecendo serviços falsos e cobrando taxas indevidas, sendo que a emissão do certificado é totalmente gratuita. A população deve ficar atenta e realizar o processo apenas por meio de canais oficiais para evitar prejuízos e a utilização indevida de dados pessoais.