Com a chegada da estação de verão, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) intensifica seus esforços para atender ao aumento da demanda de serviços, especialmente com a chegada de turistas. Uma das ações preparatórias inclui a limpeza preventiva das Estações Elevatórias de Efluentes (EEE), com o objetivo de evitar sobrecargas e garantir o funcionamento adequado da rede de esgoto. Em 20 de dezembro, a Casan realizou a manutenção na EEE do Rio do Braz, localizada em Florianópolis, uma ação que será repetida diariamente durante o verão.
A manutenção é crucial para o correto funcionamento do sistema, que atende aproximadamente 38 mil moradores da região de Canasvieiras. A Estação Elevatória do Rio do Braz bombeia o esgoto para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Canasvieiras, com a ajuda de um sistema de gradeamento e bombas. O processo de limpeza evita obstruções nas estruturas e assegura a capacidade de operação durante o período de alta demanda. Caso ocorra alguma falha, a Casan dispõe de bombas reservas para garantir o funcionamento contínuo do sistema.
Além da limpeza na EEE do Rio do Braz, a Casan realiza manutenções preventivas em outras elevatórias de grande porte da região, como nas localidades de Ingleses, Jurerê, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição e Cachoeira do Bom Jesus. A empresa reforça, ainda, a importância de não descartar lixo nas redes de esgoto, alertando especialmente os turistas quanto ao uso adequado do sistema, para evitar danos como obstruções causadas por itens inadequados como fraldas e absorventes.