A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) concluiu recentemente a construção da segunda Estação Elevatória de Efluentes (EEE) no processo de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras. A estação está localizada na Avenida José Temístocles de Macedo, na região da Beira Mar. A próxima etapa envolve a instalação do sistema elétrico da elevatória, após o que serão realizados os testes operacionais, como explicou Lino José de Aviz, chefe de Agência da Casan.
As EEEs têm a função de bombear o esgoto captado pelas redes coletoras até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) situada no bairro Santo Antônio. A primeira EEE desta fase do projeto já foi concluída, localizada na Rua José Machado, entre as vias 1.940 e 1.900. A ampliação do sistema abrange a região entre as ruas 1.550 e 2.450, no sentido norte da cidade.
Embora a obra da EEE tenha sido concluída, o trânsito na Avenida segue parcialmente bloqueado devido a obras da Prefeitura para recuperação do calçadão e da malha viária, afetados por ressacas de maré em setembro. O processo de interligação gradual à rede de esgoto já começou, e os moradores são informados por meio das faturas de água e mensagens SMS sobre a liberação para realizar a conexão do esgoto à rede coletora. Além disso, visitas domiciliares serão feitas por assistente social contratada pela Casan para orientar os moradores.