A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro autorizou a ancoragem de seis navios de cruzeiro em frente à Praia de Copacabana, na zona sul da cidade, para acompanhar as festividades de réveillon. Além dos cruzeiros, a previsão é de inspecionar entre 200 e 300 embarcações de menor porte, como barcos de esporte e turismo náutico, que também poderão se aproximar da praia. Para participar, as embarcações devem solicitar a inspeção até o dia 30 de dezembro, que inclui a verificação de documentos e itens de segurança.
O capitão dos Portos do Rio, comandante Luciano Calixto, explicou que a inspeção será rigorosa, com foco no cumprimento da lotação permitida de cada embarcação. Também será realizada uma fiscalização especial no dia 31 de dezembro, quando os condutores das embarcações serão submetidos a testes de bafômetro antes de se aproximarem de Copacabana. Aqueles que estiverem com a taxa de álcool no sangue dentro dos limites legais receberão uma pulseira e poderão seguir com a navegação.
Além disso, a Capitania dos Portos também realizará a inspeção das balsas responsáveis pela queima de fogos de artifício, que ocorrerá durante 12 minutos a partir da meia-noite. Essas balsas ficarão mais próximas da praia, seguidas pelos rebocadores e barcos de apoio. As embarcações da Marinha e os navios de cruzeiro, que estarão mais distantes da orla, completarão o esquema de segurança e apoio durante a festa de réveillon em Copacabana.