A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro autorizou a ancoragem de seis navios de cruzeiro em frente à Praia de Copacabana para o réveillon. A medida visa permitir que essas embarcações acompanhem a tradicional queima de fogos de ano novo na zona sul da cidade. Além disso, entre 200 e 300 embarcações de menor porte, como barcos de esporte e turismo, também poderão ancorar nas proximidades, desde que passem por uma inspeção prévia. O processo de verificação dos documentos, itens de segurança e lotação dos barcos ocorrerá até o dia 30 de dezembro.
No dia 31, antes da festa, os condutores das embarcações serão submetidos a testes de bafômetro. Aqueles que apresentarem resultados negativos receberão uma pulseira de zero álcool, permitindo a liberação para navegação. A Capitania dos Portos também irá fiscalizar as balsas responsáveis pela queima de fogos, que acontecerá por 12 minutos, a partir da meia-noite. A segurança marítima será reforçada com a presença de rebocadores, barcos de apoio e embarcações da Marinha.
O evento no Rio de Janeiro contará com a presença de milhares de agentes de segurança, que irão coordenar a proteção de turistas e moradores durante as celebrações. As ações incluem o monitoramento da movimentação de embarcações, garantindo o cumprimento das normas de segurança e a preservação da ordem no mar. O aumento nas reservas de hotéis e a organização de eventos como shows no réveillon também são indicativos do grande movimento turístico esperado na cidade.